Árvore mais antiga do Brasil


A árvore mais antiga do País é um jequitibá-rosa do Parque Estadual de Vassununga, que se localiza no município de Santa Rita do Passa Quatro, a 253 km de São Paulo. Com aproximadamente 3 mil anos de idade, a árvore tem 40 m de altura e cerca de 3.60 m de diâmetro.

Segundo a Prefeitura do município, a quantidade de madeira produzida por este jequitibá-rosa seria de 190 m3, o que poderia construir aproximadamente 15 mil cadeiras. Estima-se que o exemplar é do ano de 1020 a.C..

Estas informações acima tem a ver com um artigo sobre as árvores mais famosas do mundo, que está disponível no site viver de eco. Mas não havia foto do jequitibá-rosa, hoje fui levar uma tia à Ribeirão Preto e na volta passei no Parque Estadual de Vassununga, aproveitei para fotografar e postar aqui a fim de que seja conhecida.

Me deu a impressão de ter muito mais de 40 metros, é gigantesca! Quem passar na região deve conferir esta como outras atrações do parque, mas traga repelente do bom se vier antes de abril, do contrario você será o banquete dos pernilongos carnívoros.


 

 

  1. #1 por claudia em 14/02/2012 - 19:33

    Lindíssimas fotografias! Parabéns e obrigado!

  2. #2 por Daphne em 10/12/2010 - 11:19

    Nossa é de impressionar, se na foto ela já é tão alta imagine ao vivo!

    • #3 por camilo em 10/12/2010 - 11:38

      Sim Daphne, embora estou a 10 minutos do parque, nao tinha ainda conhecido essa beleza…realmente gigantesca.

      Voltarei outras vezes e farei fotos melhores.

      Abraço

  3. #4 por José Carlos de Oliveira em 10/12/2010 - 11:08

    Considero esta árvore como um dos “Encantos da Mãe Natureza”.

    • #5 por camilo em 10/12/2010 - 11:40

      Meu caro amigo, eu fiquei maravilhado!

      A secretária do meio ambiente tem feito um bom trabalho ao preservar nossa mata atlantica.

      Abraço

  1. Conheça as 10 árvores mais famosas do mundo! « P e r c e p ç õ e s

Deixe um comentário