Mostre suas fotos sem edição. Você aceita essa desafio?


Vejo fotos de outros fotógrafos o tempo inteiro. Seja no Flickr, seja no Facebook, seja quando alguém me manda o link para eu dar uma olhada (nem sempre consigo responder, mas vejo.) E um padrão que tenho notado é que muita gente já começa a fotografar editando. O que isso quer dizer?

Muitas das fotos que vejo tem uma composição pobre, exposição errada, foco perdido… mas a pele da mulherada tá lisinha! Ou seja: antes de começar a aprender o básico da fotografia, que é compor, fotometrar e focar, essa galera já sabe usar o Photoshop.

E isso é triste. Quando a gente se preocupa mais em aprender a editar do que a fazer o básico da fotografia o pensamento “arrumo depois na edição” é inevitável. Eu sei como é isso, não sou santa, às vezes penso isso também.

Processo de aprendizado

Mas o maior problema desse pensamento não é simplesmente as fotos não ficarem tão boas. É que o pensamento de “arrumar depois” realmente atrapalha o nosso processo de aprendizado. Os fotógrafos mais velhos diriam que “está tudo errado” com a nossa geração, que a gente usa Photoshop e por isso nossas fotos são ruins, mas não é bem assim. Não tem problema nenhumeditar as fotos. Isso faz parte do processo, principalmente de quem fotografa em RAW, e os mais xiitas não podem parar no tempo.Mas se preocupar mais com a edição do que com a exposição e o foco… Isso é um problema.

E estou vendo este problema muito mais do que gostaria. Por isso, lanço este desafio:

Mostre suas fotos sem edição!

Você tem “coragem”? 🙂 Vou mostrar algumas minhas para ajudar (se tiver disposto posta as suas aí nos comentários.)

Claro que ninguém (nem eu) é idiota e não vai postar aquelas realmente terríveis, por isso, o maior desafio vai ser entre você e sua consciência: faça um ensaio inteiro, com seu filho, sua esposa, seu irmão ou uma amiga. Faça essas fotos sabendo que você não vai editá-las depois. Faça as fotos para que elas fiquem boas na hora. Fotografe em JPG Small (e não em RAW.) Faça isso ainda em 2011. Só para sentir a adrenalina de fazer uma foto perfeita sem a ajuda do Photoshop ou do Lightroom.

Esse é um desafio para nós mesmos, não para mostrar aos outros. Não precisa vir aqui mostrar o resultado, mas ficarei feliz se você contar se sentiu que houve melhora 🙂 Eu faço isso toda vez que sinto estar confiando demais na edição, como um tratamento de choque, e percebo a diferença.

Vamos tentar fotografar melhor?

Continua AQUI no excelente site dicas de fotografia

Anúncios

  1. Deixe um comentário

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: