Filme A Origem ganha Oscar 2011 de melhor fotografia


Cena do filme: “A Origem” com direção de fotografia assinada por Wally Pfister

 
O filme “A Origem” venceu na noite deste domingo o Oscar de Melhor Fotografia, conferido pela Academia de Artes e Ciências Cinematográficas dos Estados Unidos. O prêmio levantou vários questionamentos principalmente pelo fato do filme ter sido gravado 70% em cromaki (técnica avançada de mudança de quadros por computador). Será que os recursos de efeitos especiais devem ser levados em conta com a tomada das cenas? Qual o critério para a escolha do vencedor nesta categoria?

O diretor de fotografia Wally Pfister agradeceu ao “mestre” Christopher Nolan, diretor do filme: “o trabalho dele me inspira há doze anos”. O crescimento de Wally Pfister como fotógrafo acompanhou o de Christopher Nolan como diretor e roteirista. Pfister trabalha com Nolan desde seu segundo longa-metragem, Amnésia (2000). Curiosamente, o fotógrafo começou a trabalhar no início dos anos 1990 em vídeos soft porn (como a série da Playboy Inside Out) e clipes.

Essa foi a quarta indicação a Oscar de Wally Pfister, todas as anteriores também foram por filmes feitos em parceria com Nolan: Batman Begins, O Grande Truque e Batman – O Cavaleiro das Trevas

Também brigavam pela estatueta nesta categoria os filmes “Cisne Negro”, “O Discurso do Rei”, “A Rede Social” e “Bravura Indômita”.

Você concorda que um filme gravado em fundo infinito e com cenas, luz, elementos e imagens alteradas por computador deve realmente ganhar a estatueta do Oscar? Comente!

Não assistiu o filme? Confira o trailer abaixo:

Fotocolagem

Anúncios

  1. Deixe um comentário

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: