JACQUES ELLUL – DOCUMENTÁRIO


Jacques Ellul (1912 – 1994) nasceu em Bordeaux, na França, e foi educado nas universidades de Bordeaux e Paris. Foi um dos líderes da resistência francesa durante a 2ª Guerra Mundial. Por seus esforços para salvar judeus, ele foi agraciado com o título de “Justo entre as Nações” pelo Yad Vashem, em 1981.

Ellul foi um brilhante filósofo, professor de direito, sociólogo, teólogo leigo, anarquista cristão e escritor de vários livros.

Acusado de ser um calvinista determinista pelos americanos, o qual ele nega veementemente, Ellul, nesse documentário, faz uma análise profunda sobre o imperativo da praticidade tecnológica e que entorpece a vida, uma vez que a reflexão dela dá lugar aos reflexos e cabrestos que o sistema impõe como ambiência social, entretenimento, felicidade e sentido.

Ellul arquiteta como ninguém, o veio onde percorre a sociedade. Ele pontua a sujeição do ser humano em contraponto a liberdade utópica.

Um documentário excepcional sobre um homem que estava à frente de seu tempo, enxergando o condicionamento do Homem e o avanço tecnológico motivado pela carência de tapar buracos insaciáveis e que apenas geram mais buracos e necessidades.

Tirem suas conclusões!


No site Caio Fabio

  1. JACQUES ELLUL – DOCUMENTÁRIO « OnlyJesus

Deixe um comentário